Sabino negocia ida ao Republicanos em busca de novo partido
Ministro do Turismo avalia disputar o Senado em 2026 e tem mantido conversas com o presidente do partido, Marcos Pereira

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino, que está em processo de expulsão do União Brasil, pode se filiar ao Republicanos e disputar uma vaga ao Senado Federal em 2026. Sabino se reuniu na terça-feira (14) com o presidente da sigla, deputado Marcos Pereira, para discutir o futuro político. O ministro também tem citado PSB e PSD como alternativas.
Segundo pessoas próximas ao ministro, as negociações com o Republicanos têm avançado. No entanto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode representar um entrave à filiação, já que Sabino deve apoiar o presidente Luiz Inácio Lula (PT) nas eleições de 2026.
A primeira vaga ao Senado pelo Pará, com o apoio de Lula, deverá ficar com o governador Helder Barbalho (MDB). Com a eventual filiação de Sabino, o Republicanos se aproximaria do governo federal, já que, apesar de comandar o Ministério dos Portos e Aeroportos, a sigla se declara independente.