Rui Costa critica investigação dos Estados Unidos sobre o Pix: 'Inacreditável'
Ministro da Casa Civil critica investigação dos EUA sobre o Pix

Ministro da Casa Civil Rui Costa em foto |Foto: Ailton Fernandes | CC
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, usou as redes sociais nesta quarta-feira (16) para criticar os Estados Unidos por terem iniciado uma investigação comercial contra o Brasil. Entre os pontos presentes na ação do governo de Donald Trump está uma apuração contra o Pix, apontada como uma possível prática desleal do país em relação a serviços de pagamentos eletrônicos.
Em seu perfil no X, Rui Costa classificou a investigação como “inacreditável” e defendeu que o Brasil precisa dar uma resposta ao anúncio de Trump de impor uma tarifa de 50% ao país.
“Nesse momento, infelizmente, vivemos uma intromissão absolutamente indevida. Não dá para imaginar um cenário onde um presidente de uma das duas maiores potências do mundo está preocupado com a 25 de Março e coloca isso em um documento internacional; Está preocupado com o meio de pagamento que um país adota e é abraçado por toda a população, empresas e sistema financeiro, que é o PIX”, iniciou.
“É inacreditável algo dessa natureza. A resposta que o Brasil tem que dar é com serenidade, muito diálogo, firmeza, altivez e união do seu povo porque o Brasil pertence aos brasileiros”, continuou.
Nesse momento, infelizmente, vivemos uma intromissão absolutamente indevida. Não dá para imaginar um cenário onde um presidente de uma das duas maiores potências do mundo está preocupado com a 25 de Março e coloca isso em um documento internacional; Está preocupado com o meio de… pic.twitter.com/iF5hkbtwhp
— Rui Costa (@costa_rui) July 16, 2025