Rosemberg Pinto será o líder do governo Jerônimo na Assembleia Legislativa
Anúncio foi feito pelo próprio governador eleito na manhã desta quinta-feira (22)

Foto: Domingos Júnior/Varelanet
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) foi escolhido líder de governo de Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir de 2023.
A informação foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo na manhã desta quinta-feira (22), durante coletiva em que foram anunciados os nomes de cinco novos secretários, coordenadores e chefe da Procuradoria-Geral de Justiça (PGE). Em fala com a imprensa, após os anúncios, o parlamentar afirmou que pretende manter o diálogo com a nova bancada de oposição.
"Esse conceito de maioria e minoria tem mudado na Assembleia. O deputado é eleito por um determinado conceito de chapa, mas na Assembleia ele passa a ser deputado de todos os baianos e baianas. Então, eu acho que esses quatro anos nós mudamos muita essa questão de ser governo, maioria ou minoria", disse.
Confira a lista abaixo:
Ângela Guimarães (PCdoB) - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Eduardo Sodré Martins - Meio Ambiente.
Osni Cardoso (PT) - Desenvolvimento Rural.
Larissa Gomes Moraes (MDB) - Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.
José Antônio Maia Gonçalves (MDB) - Secretaria de Administração Pintenciaria e Ressocialização.
Nivaldo Millet - Coordenação Geral de Políticas para Juventude, dentro da Serin).
Tiago Pereira da Costa - Coordenação Geral do programa Bahia sem Fome, setor criado na reforma administrativa e que estará ligado à Casa Civil.
Bárbara Camardelli Loi - Procuradoria-Geral do Estado.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na sede do Desenbahia, em Salvador. Na segunda-feira (19), Jerônimo já havia divulgado os nomes de outros 11 secretários.
Nos próximos dias, serão divulgados os titulares de outras dez secretarias pendentes: Segurança Pública (SSP); Comunicação (Secom); Administração (Saeb); Desenvolvimento Econômico (SDE); Desenvolvimento Urbano (Sedur); Política para as Mulheres (SPM); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cultura (Secult); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e Planejamento (Seplan).
Após a reforma administrativa que desmembrou a Secretaria De Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJHDS) em duas novas pastas (SJDH e Seades), o governo do Estado passa a ter 25 secretarias a partir do próximo ano, uma a mais que a estrutura atual.
Ao todo já foram anunciados os titulares de 15 pastas, além da PGE e da chefia de Gabinete do governador.
*Sob supervisão do editor Alexandre Santos