"Queremos o povo brasileiro humanista e não algoritmo", diz Lula sobre uso de celulares nas salas de aula
Frase foi dita no lançamento do programa Água para Todos, na Bahia
![](https://api.varelanet.com.br/fotos/varela_noticias/63401/FOTO_NOTICIA_2.jpg?v=a5ed7b950f22fc6e86314c9c28507792)
Foto: Reprodução/Youtube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre a decisão de proibir os alunos de usarem celulares nas salas de aulas. O discurso aconteceu nesta sexta-feira (7), durante o lançamento do programa Água para Todos, em Paramirim, na Bahia. Lula defendeu que a medida irá ajudar no comportamento das crianças e dos adolescentes.
"Fizemos isso porque queremos que a criança vá para a escola para estudar, que respeite o professor, que preste atenção na aula. Nós queremos também que essa criança seja humanista, aprenda a brincar, jogar bola e conversar, não ficar sentado perto um do outro e conversando com gente de outro lugar", argumentou.
Sob aplausos, Lula continuou: "Nós queremos que o povo brasileiro seja humanista, não queremos que o povo seja algoritmo e é por isso que a gente está cuidando da educação com muito carinho".
No dia 14 de janeiro, Lula sancionou a Lei 15.100/25, que proíbe alunos de usarem telefone celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas. A proibição vale para a educação infantil e os ensinos fundamental e médio.