NotíciasPolíticaPresidenciáveis prestam homenagem à Rainha Elizabeth II

Presidenciáveis prestam homenagem à Rainha Elizabeth II

Monarca morreu na tarde desta quinta-feira (8)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/ Twitter/The Royal Family

A Rainha Elizabeth II morreu na tarde desta quinta-feira (8), em uma das residências da realeza, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Alguns candidatos à presidência do Brasil já publicaram mensagens de solidariedade e homenagens à monarca, que governou durante 70 dos seus 96 anos de vida. 

"Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz", escreveu Ciro Gomes (PDT). 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos ao lado da monarca e lembrou das relações diplomáticas com o Reino Unido quando era o chefe do Executivo. 

"A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas", escreveu Lula.

A candidata do MBD, Simone Tebet, ressaltou a liderança feminina da Rainha. "A rainha Elizabeth II é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado. Sua vida, seus atos, sua trajetória servem como modelo num mundo em que valores como estes têm sido cada vez mais aviltados, como vem acontecendo, infelizmente, em nosso país. Em suas próprias palavras: 'Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade'. Descanse em paz", escreveu a presidenciável. 

A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) ressaltou que o mundo perde uma "grande mulher". "Elizabeth II foi uma mulher à frente do seu tempo - real defensora da família, do Estado e de seu povo. “Enfrente ou em frente”, seu maior ensinamento. O Brasil precisa mirar no exemplo dos ingleses que valorizaram a figura feminina da Rainha Elizabeth II, respeitando também a força das nossas mulheres e garantindo a elas cada vez mais protagonismo", publicou a candidata. 

Tags

Notícias Relacionadas