NotíciasPolíticaPolícia Federal já abriu mais de 23 mil inquéritos por crimes eleitorais

Polícia Federal já abriu mais de 23 mil inquéritos por crimes eleitorais

Ao todo, já forma abertos 23.142 mil inquéritos por crimes eleitorais. Números foram divulgados pelo portal Metrópoles

| Autor: Redação
Polícia Federal já abriu mais de 23 mil inquéritos por crimes eleitorais

Foto: Antônio Augusto / TSE

A Polícia Federal já abriu 23.142 inquéritos relacionados a possíveis crimes eleitorais, 15.142 a mais que as últimas eleições gerais, em 2018. Os números foram divulgados pelo portal Metrópoles, com base na Lei de Acesso à Informação. 

Segundo o levantamento, a eleição municipal de 2008 ainda lidera a série histórica, com 93.449 inquéritos abertos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela organização e realização das eleições, classifica como crimes eleitorais "atitudes que comprometem a inscrição de eleitoras e eleitores, a filiação a partidos políticos, o registro de candidatas e candidatos, a propaganda eleitoral e a votação; até aquelas que violam a apuração dos resultados e a diplomação das pessoas eleitas". 

Entre os crimes mais comuns, estão a 'boca de urna', o uso da estrutura pública ou de servidores, propagação de informações falsas acerca dos demais candidatos e a compra de votos. Ainda sobre a série histórica, que tem início em 2000, o estado de São Paulo lidera, com 274.008 inquéritos ligados a crimes eleitorais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 130.053. Já o Amapá o estado com o menor número de inquéritos do tipo, com 5.411.

Tags

Notícias Relacionadas