NotíciasPolíticaPL projeta mais de 300 votos a favor da anistia aos condenados de 8 de janeiro

PL projeta mais de 300 votos a favor da anistia aos condenados de 8 de janeiro

Apoiada integralmente pelo PL e pelo Novo, proposta enfrenta resistência da esquerda e incerteza entre partidos do Centrão

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O Partido Liberal (PL) estima que o projeto de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro contará com mais de 300 votos favoráveis na Câmara dos Deputados. Caso essa previsão se confirme, a medida ultrapassaria os 257 votos necessários para a aprovação.

Até o momento, apenas duas siglas manifestaram apoio integral à proposta: o próprio PL, que possui a maior bancada da Casa, com 92 parlamentares, e o Novo, com quatro deputados. Já partidos como PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede, Solidariedade, PDT e PSB rejeitam totalmente a iniciativa, não contribuindo com nenhum voto.

A principal dúvida está nos partidos do Centrão, que têm representantes no governo. Segundo levantamento do PL, 80% dos deputados do União Brasil e do PSD, 90% do PP e 95% do Republicanos votariam a favor do texto. Todas essas siglas controlam ministérios na atual gestão.

Com base nesse cenário, o PL projeta 309 votos favoráveis à anistia. Nesta terça-feira (1º), o líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante, pretende se reunir com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir a tramitação da proposta.

A oposição pressiona Motta para que o projeto seja pautado quanto antes e ameaça obstruir os trabalhos em comissões e no plenário caso sua demanda não, seja atendida. O avanço da proposta deve gerar forte debate no Congresso nos próximos dias.

Tags

Notícias Relacionadas