NotíciasPolíticaMovimento municipalista do PDT articula união entre prefeitos para disputa pela UPB

Movimento municipalista do PDT articula união entre prefeitos para disputa pela UPB

Partido conseguiu eleger ou reeleger 12 prefeitos nas eleições de 2024

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Divulgação

O coordenador do Movimento Municipalista do PDT na Bahia, o ex-prefeito de Araci, Silva Neto, articula uma posição unificada entre os prefeitos do partido para a escolha do próximo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Silva Neto, que já foi vice-presidente da instituição, defendeu o consenso na sucessão para evitar desgastes.

Ao total, o PDT conseguiu eleger ou reeleger 12 prefeituras nas eleições deste ano. O partido não tem candidato à presidência da entidade municipalista. "Vamos trabalhar para que não haja bate-chapa para o comando da UPB, o que acaba desgastando a instituição. O ideal é que haja consenso, como tem ocorrido nos últimos anos", afirmou Silva Neto.

O pedetista é o primeiro suplente de deputado estadual e ressaltou que as conversas passam pelo presidente da sigla na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. "Embora a escolha do presidente da UPB caiba aos prefeitos, o direção do partido também deve se envolver nesse debate", pontuou. 

O ex-prefeito de Araci ressaltou que o PDT defende propostas que fortaleçam a instituição, inclusive a descentralização da entidade, que é demanda antiga dos gestores que administram cidades mais distantes da capital.

Silva Neto também reforçou a importância da atuação da entidade na defesa dos municípios. "Além disso, a UPB deve continuar, como tem feito desde nos últimos tempos, atuando intensamente em defesa das pautas municipalistas. Agora mesmo a entidade precisa pressionar o Congresso Nacional para aprovar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Sustentabilidade Fiscal, que assegura benefícios aos municípios", declarou.
 

Tags

Notícias Relacionadas