Maria Marighella declara apoio à criação da Bahia Filmes: "Riqueza de um povo"
A Associação dos Produtores e Cineastas da Bahia (APC-Bahia) e o mandato do deputado estadual Marcelino Galo realizaram uma audiência pública para debater sobre o tema

Foto: Domingos Júnior/Varela Net
A vereadora Maria Marighella (PT) declarou apoio à criação da empresa pública Bahia Filmes, nesta sexta-feira (5).
A Associação dos Produtores e Cineastas da Bahia (APC-Bahia) e o mandato do deputado estadual Marcelino Galo realizaram uma audiência pública para debater sobre o tema, na quinta-feira (4).
A agência que será vinculada ao Governo da Bahia terá como objetivo a promoção e o desenvolvimento da indústria do audiovisual baiano através do financiamento e da implementação de políticas públicas para o setor.
O modelo é inspirado em exemplos bem sucedidos como a SPCine e a Ceará Filmes, instituídos por meio de leis de iniciativa dos respectivos das gestões estaduais.
"A cultura brasileira é o modo pelo qual povos, sujeitos, territórios sistematicamente subtraídos puderam se afirmar. As políticas de fomento foram fundamentais para o aquecimento econômico do setor audiovisual baiano", disse Maria Marighella.
"O cinema e o audiovisual precisam representar essa força insurgente, essa força potente, riqueza de um povo. A cultura do Brasil precisa ser uma força de imaginação política. Vamos refundar esse país e o audiovisual brasileiro precisa estar no centro dessa refundação", completou.