Lula promete que COP30 em Belém será "a COP da verdade", não do luxo
Presidente afirma que não ficará em hotel durante o evento e critica alto custo das hospedagens

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (2), que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), não terá perfil elitista. Durante agenda na Ilha do Marajó (PA), ele garantiu que o encontro será voltado a mostrar ao mundo a realidade amazônica, e não uma vitrine de ostentação.
“Eu sei os problemas de Belém, sei os problemas de drenagem, da pobreza. Por que nós aceitamos o desafio de fazer a COP lá? Porque é preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará [...] Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade. E nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Quero saber se o presidente [Donald] Trump, o Xi Jinping, o [Emmanuel] Macron, estão preocupados em resolver o problema da situação climática”, disse.
O petista acrescentou que não pretende se hospedar em hotel durante a conferência, mas sim em uma embarcação. Em tom descontraído, ironizou: “Enquanto os gringos estiverem dormindo, eu vou estar pescando”, brincou.
Delegações internacionais já manifestaram insatisfação com os preços elevados das hospedagens em Belém, que dispararam com a proximidade da conferência.
Na mesma visita ao Marajó, Lula também participou da inauguração de obras voltadas à educação, reforçando que a realização da COP30 no Pará é uma oportunidade de expor ao mundo os desafios e potencialidades da região.