Lula divulga carta para os evangélicos e promete liberdade de culto
Ex-presidente, que tenta o terceiro mandato, se reuniu com representantes do segmento, na manhã desta quarta-feira (19)

Foto: Domingos Júnior / Varela Net
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta o terceiro mandato no Palácio do Planalto, divulgou, na manhã desta quarta-feira (19), uma carta direcionada para o segmento evangélico. O líder petista se encontrou com lideranças do movimento, em São Paulo.
A Carta foi lida pelo ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, que também foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência. No documento, o ex-presidente reafirmou o seu compromisso com a liberdade religiosa e de culto, além de mencionar leis e decretos ligados aos grupos sancionados durante sua primeira passagem no Executivo Federal, como a 'Marcha para Jesus' e o 'Dia Nacional dos Evangélicos'.
O ex-presidente tem sido alvo de fake news ligadas ao tratamento dado às igrejas em eventual governo. Entre as notícias falsas, estão uma possível perseguição à liberdade de culto e fechamento de igrejas.
Veja a carta íntegra
Carta compromisso com os evangélicos
Meus Amigos e Minhas Amigas, nesta reta final do segundo turno, decidi escrever esta Carta Pública ao Povo Evangélico.
A grande maioria dos brasileiros e brasileiras que viveram os oito anos em que fui Presidente da República, sabe que mantive o mais absoluto respeito pelas liberdades coletivas e individuais, particularmente pela Liberdade Religiosa.
Como todos devem se lembrar, no período de meu governo, tivemos a honra de assinar leis e decretos que reforçaram a plena liberdade religiosa. Destaco a Reforma do Código Civil assegurando a Liberdade Religiosa no Brasil, o Decreto que criou o dia dedicado à Marcha para Jesus e ainda o Dia Nacional dos Evangélicos.
Mantenho o mesmo respeito e o mesmo compromisso que me motivou a apoiar essas conquistas do povo evangélico.
E o nosso Povo sabe também que cuidei, com especial carinho, dos mais pobres e injustiçados e assim, sob as Bênçãos de Deus, meu governo contribuiu para melhorar a vida de milhões de famílias brasileiras. Sempre penso, neste sentido, no trecho bíblico que diz: “a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades…” (Tiago, 1,27).
Vivemos, entretanto, um período em que mentiras passaram a ser usadas intensamente com o objetivo de provocar medo nas pessoas de boa fé, e afastá-las do apoio a uma Candidatura que justamente mais as defende. Por isso senti a necessidade de reafirmar meu compromisso com a liberdade de culto e de religião em nosso País.
Pesquisa Genial/Quaest
O levantamento Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (19), aponta a oscilação negativa de 1% do ex-presidente Lula nas intenções de voto. A pesquisa mostra o petista com 53%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%.
Leia mais
Quaest: Lula oscila para baixo e tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro tem 47%