Lula descarta presença em julgamento de Bolsonaro: "Tenho coisa melhor para fazer"
Presidente concedeu entrevista nesta sexta-feira (29)

Presidente Lula |Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29) que não pretende assistir ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que se inicia no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça-feira (2). Em entrevista à Rádio Itatiaia, o petista foi direto: “Não vou assistir ao julgamento. Tenho coisa melhor para fazer.”
Lula reforçou que espera que o destino de Bolsonaro seja determinado com base nos autos do processo, não em opiniões pessoais. “A decisão deve se pautar nos documentos apresentadas pela Polícia Federal, nas delações e nas provas coletadas”, afirmou, acrescentando: “Se ele cometeu crime, vai ser punido; se não cometeu, será absolvido. E a vida segue.”
Além disso, o presidente criticou a discussão em torno da anistia para envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro, considerando o tema inapropriado neste momento. “É uma coisa tão impertinente. Ninguém foi ainda condenado. Ele não foi nem julgado e já quer anistia? Primeiro, que prove sua inocência”, declarou.
Lula também apontou que Bolsonaro está tendo o direito à presunção de inocência que ele próprio não teve após sua prisão no âmbito da Operação Lava Jato. “Ele que prove que não havia caminhão com bomba no aeroporto de Brasília, que não planejou nada contra mim, o Alckmin ou Alexandre de Moraes”, completou o presidente.