Lula critica vazamento de conversa com Xi Jinping sobre o TikTok e diz que era confidencial
Presidente em discurso na China repudiou repercussão

Lula em seu discurso na China |Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, em um discurso na China, o vazamento de uma conversa ocorrida durante um jantar oficial com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim. Segundo Lula, o diálogo, que contou também com a conversa da primeira-dama Janja, era para ser confidencial e restrito aos participantes da comitiva.
“A primeira coisa que acho estranha é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá: o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”, declarou o presidente.
Segundo fontes que participaram do encontro, a primeira-dama teria pedido a palavra, mesmo sem previsão de falas no protocolo do jantar. Janja quis dizer que a plataforma está facilitando o compartilhamento de informações sobre a extrema-direita, porém alguns membros da comitiva consideraram a sua postura bastante inadequada e desrespeitosa, já que o encontro não previa falas.
Entretanto, o presidente negou que tenha havido qualquer manifestação desrespeitosa por parte da primeira-dama: “Eu fiz uma pergunta ao companheiro Xi Jinping se era possível enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para discutir a questão digital e, sobretudo, o TikTok”, afirmou Lula.
Ainda segundo o presidente, Xi Jinping respondeu que o Brasil tem o direito de regulamentar o uso de rede social conforme considerar necessário.