Lula assina acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador
Iniciativa é dos governos Federal e Estadual, além do Senai Cimatec

Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto
Em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (18), um acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespecial da Bahia. O evento, realizado no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), contou com a presença dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades estaduais e representantes de empresas do setor aeroespacial.
Durante a cerimônia foi assinado o contrato e o memorando de entendimento com a empresa Kaer para desenvolvimento de tecnologia para o sistema de pouso de equipamentos autônomos não tripulados, como drones, por meio de inteligência artificial.
O Governo Federal parte da intenção de recomeçar o desenvolvimento tecnológico nacional.
"Vir aqui anunciar o lançamento do Parque Tecnológico não é uma coisa qualquer. É preciso entender que fomos colocados no mundo para teimar, para provar que nada é impossível", disse o presidente.
O parque será instalado na Base Aérea de Salvador e terá um espaço reservado para promover o ensino e pesquisas sobre avanços no campo aeroespacial. O local Aeroespacial da Bahia terá cerca de 800 mil metros quadrados e mais de 100 mil metros quadrados de construções e vai contar com diversos prédios destinados para a engenharia, além de uma pista para pouso e decolagem de aviões.