Lula aponta Ricardo Lewandowski como o próximo Ministro da Justiça aos 75 anos
Lewandowski é doutor em direito, além de mestre em Sociologia e Relações Internacionais, e atuou ativamente no Mensalão

Foto: Reprodução / STF
Na manhã desta terça-feira (9), Ricardo Lewandowski foi anunciado como o próximo Ministro da Justiça, substituindo Flávio Dino, que assumirá uma cadeira do Supremo Tribunal Federal no final do segundo mês do ano. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.
Lewandowski é ministro aposentado do STF, e segundo o portal Central da Política, na plataforma X, antigo Twitter, o presidente Lula teria conversado com Lewandowski para que ele aceitasse a proposta. De acordo com o site Cafezinho, o nome do Ministro aposentado teria surgido na lista do presidente desde o ano anterior.
Ricardo Lewandowski, de 75 anos, se graduou em direito na Universidade de São Bernardo do Campo, depois cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo. É também formado e mestre na área de Sociologia, além de mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy.
Durante a carreira, Lewandowski foi responsável por promulgar a Lei da Ficha Limpa, e atuou no julgamento do Mensalão, onde ele defendeu que os réus deveriam ser julgados em primeira instância ao invés de pelo STF, além de inocentar os réus das acusações de formação de Quadrilha e Compra de votos pelo Partido dos Trabalhadores. O então ministro também foi responsável pela condenação de Delúbio Soares, então tesoureiro do partido, por Corrupção Ativa.