Lira em ligação com Bolsonaro: "Tarcísio é um amigo que precisa ser preservado"
Tentativa de reconciliação surge após o desentendimento entre o ex-presidente e Tarcísio devido a opiniões divergentes a respeito da reforma tributária
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, disse, nesta sexta-feira (7), que ligou para o ex-presidente Jair Bolsonaro, no intuito de avisar que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, é “um amigo que precisa ser preservado". A declaração foi dada em entrevista coletiva realizada nesta sexta. A tentativa de reconciliação de Lira surge após o desentendimento entre Bolsonaro e Freitas devido a opiniões divergentes a respeito da reforma tributária.
“Eu liguei para ele [Bolsonaro], falei a ele que o governador Tarcísio foi muito correto com o tratamento da PEC e que é um amigo que precisa, acima de tudo, ser preservado", afirmou Lira.
Segundo Arthur, ele também explicou ao ex-presidente que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) era do Brasil e não de um governo.
Jair Bolsonaro atacou verbalmente Tarcísio de Freitas durante reunião com integrantes do PL, que ocorreu em Brasília na manhã da última quinta-feira (6). Na ocasião, o governador de São Paulo fez um discurso em defesa da reforma tributária e chegou a ser vaiado.
Enquanto aliado de Jair, Tarcísio ocupou o cargo de ministro da Infraestrutura durante o governo Bolsonaro. Ainda nesta sexta, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, - partido o qual Tarcísio é filiado – se posicionou a favor do governador ao afirmar que Bolsonaro está fazendo "oposição por oposição".
Arthur Lira também apoiou a reforma tributária. “A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária! Uma vitória do Brasil e dos brasileiros. Orgulho e alegria de estar nesse momento na presidência da Casa para escrever, junto com os meus pares, uma página histórica do Brasil”, escreveu Lira em sua conta no Twitter momentos depois da decisão da Câmara.