NotíciasPolíticaLira critica indiciamentos de deputados do PL e Novo

Lira critica indiciamentos de deputados do PL e Novo

Lira citou deputado cassado da Ditadura Militar

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Na última terça-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados (PP-AL), Arthur Lira, fez um discurso de defendendo os deputados Cabo Gilberto Silva (PL/PB) e Marcel Van Hattem (Novo/RS), após ambos serem indiciados por calúnia e difamação contra um agente da polícia federal.

Em defesa, ele citou o deputado Moreira Alves, cassado durante a ditadura militar no Brasil, falando que debates feitos na Câmara não podem ser cerceados.

“Recordo aqui o caso do deputado Moreira Alves, que, durante o regime militar, foi alvo de retaliação justamente por sua coragem em defender a democracia e os direitos dos cidadãos. Sua cassação, baseada em discursos feitos na sagrada tribuna desta Casa, marcou um dos episódios mais sombrios de nossa história legislativa e serve como um alerta constante para nós. Aqueles que tentam restringir nossa liberdade de expressão legislativa desconsideram os danos profundos que essa prática causa ao Estado Democrático de Direito”, disse o presidente.

Ele também disse que vai defender a imunidade parlamentar dentro da Câmara:

“Não se pode cercear o direito fundamental ao debate e à crítica em tribuna, mediante ameaças de perseguição judicial ou policial. O Parlamento não é e não pode ser alvo de ingerências externas que venham a coibir o exercício livre do mandato”, destacou o presidente da Câmara, acrescentando que “nossa voz é a voz do povo, e ela não será silenciada” concluiu.

Tags

Notícias Relacionadas