NotíciasPolíticaJustiça afasta presidente do Iphan após discurso de Bolsonaro

Justiça afasta presidente do Iphan após discurso de Bolsonaro

Presidente do Brasil havia dito que “ripou todo mundo do Iphan” por conta da interdição das obras de uma loja da Havan

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Divulgação

Larissa Peixoto Dutra foi afastada do cargo de presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no último sábado (18), após determinação da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada pelaJ uíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, atentendo a solicitação do Ministério Público Federal (MPFRJ), após a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que “ripou todo mundo do Iphan” por conta da interdição das obras de uma loja da Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang.

“Com efeito, no exercício de suas funções, o atual Exmo. Presidente da República admitiu que, após ter tomado conhecimento de que uma obra realizada por Luciano Hang, empresário e notório apoiador do governo, teria sido paralisada por ordem do Iphan, procedeu à substituição da direção da referida autarquia, de modo a viabilizar a continuidade da obra”, explicou a juíza Mariana Tomaz da Cunha, em sua decisão.

Durante um evento na última quinta-feira (15), promovido pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), o presidente do Brasil declarou: “’O que é Iphan com ‘ph’?’ Explicaram para mim, tomei conhecimento e ripei todo mundo do Iphan”. Após o comentário, empresários que estavam na plateia aplaudiram o Chefe de Estado. 

Tags

Notícias Relacionadas