João Doria anuncia saída do PSDB após 22 anos: "cumpri minha missão"
Ex-governador de São Paulo disse ter formalizado saída do partido; ele desistiu de concorrer à Presidência em maio deste ano
Foto: Reprodução
Ex-governador de São Paulo, João Doria anunciou, nesta quarta-feira (19), a sua saída do PSDB após 22 anos de partido. O empresário oficializou a desfiliação do partido em sua conta no Twitter, ao dizer que "encerra essa etapa com cabeça erguida".
Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual.
— João Doria (@jdoriajr) October 19, 2022
"Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", disse em sua conta no Twitter.
Doria venceu as prévias para ser o candidato do partido à Presidência, mas enfrentou resistências internas. Em 23 de maio, o empresário anunciou a desistência à corrida presidencial. Na mesma semana, o PSDB optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) ao indicar a senadora Mara Gabrilli como vice na chapa.
No mesmo dia em seu deixou a disputa pelo Palácio do Planalto e se distanciou da política. O ex-governador de São Paulo tinha dito na época que não deixaria o PSDB. "Eu não mudei de partido, não mudo de partido e não vou mudar de partido", disse na ocasião.
Doria não apoiou de forma aberta nenhum presidenciável no 2º turno e se colocou neutro entre optar por Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Seu vice enquanto governador, Rodrigo Garcia anunciou "apoio incondicional" à reeleição do presidente Bolsonaro. Já o PSDB abriu a escolha para os diretórios estaduais.