João Doria anuncia desistência da pré-candidatura à Presidência
O anúncio foi feito em um pronunciamento realizado em São Paulo, onde a campanha do tucano se reúne
Foto: Reprodução/Redes sociais
No início da tarde desta segunda-feira (23), o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que desisitiu de sua pré-candidatura à Presidência da República. Doria enfrentava um imbróglio entre ele, o PSDB e de partidos da terceira via, envolvendo a definição do nome para concorrer ao cargo.
O pronunciamento foi realizado na capital paulista, onde a campanha do tucano se reúne.
"Hoje entendo que não sou a alternativa da cúpula do PSDB e aceito essa decisão de cabeça erguida", afirmou Doria.
No encontro desta segunda, a cúpula do PSDB reformou o pedido para Doria retirar a candidatura, para consolidar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como candidata da terceira via. Bruno Araújo, presidente do PSDB, estava presente na reunião e no pronunciamento do ex-governador.
A rejeição de Simone Tebet é de 20%, o que daria uma margem maior de crescimento. A de Doria, segundo pesquisa interna do PSDB, é de 50%.
Em tom melancólico, Doria agradeceu à família e aos "verdadeiros amigos" e se disse orgulhoso do trabalho feito. Ao final do pronunciamento, Doria se despediu e foi aplaudido por apoiadores: "que Deus proteja o Brasil. Até breve". O ex-governador de São Paulo não sinalizou se pretende disputar outro cargo nas eleições de 2022.
Em novembro do ano passado, Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.