Jerônimo ironiza autodeclaração racial de ACM Neto e vice
Candidato ao governo da Bahia comentou intimação da Corregedoria-Geral para que ACM Neto (União Brasil) e Ana Coelho (Republicanos) justifiquem autodeclaração como pardos à Justiça Eleitoral
Foto:
Repercute nesta sexta-feira (2) a intimação da Corregedoria-Geral ao candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), e sua vice, Ana Coelho (Republicanos), para que a dupla justifique a autodeclaração feita à Justiça Eleitoral como 'pardos'. O também candidato ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), ironizou a situação.
Jerônimo Rodrigues insinuou que Neto e Ana, a quem ele se referiu como "a dupla mais rica e branca" da Bahia, teria mentido para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta dos recursos do fundo partidário. Atualmente, a lei determina que 'minorias' recebam um maior aporte da verba pública eleitoral.
“A dupla mais rica – e branca – de candidatos ao governo da Bahia não deveria precisar mentir à Justiça Eleitoral para arrecadar um pouco mais dos recursos do fundo partidário. O artifício de candidatos brancos se autodeclararem ‘negros’ ou ‘pardos’ configura fraude eleitoral – e pode resultar na impugnação das candidaturas”, ironizou o petista.
A ação questionando a autodeclaração racial de Neto e Ana é de autoria de Jorge X, candidato a deputado federal pelo PSOL. "Nessa ação a gente pede para que a Justiça Eleitoral investigue as autodeclarações deles dois. Queremos saber se eles passaram por uma banca de heteroidentificação da Justiça Eleitoral. A gente sabe que eles não passaram porque a gente já investigou administrativamente e a informação que nos foi passada foi a de que a Justiça Eleitoral não instituiu banca de heteroidentificação racial. O Corregedor-Geral acolheu nossa ação e intimou a chapa para se manifestar. O prazo termina em 3 e setembro", afirma o psolista.
Leia mais
ACM Neto é intimado para justificar ter se autodeclarado negro ao TSE