NotíciasPolíticaJaques Wagner defende gestão Lula e rebate críticas sobre fraudes no INSS

Jaques Wagner defende gestão Lula e rebate críticas sobre fraudes no INSS

Senador afirma que governo atual foi o responsável por encerrar o esquema iniciado no mandato anterior

| Autor: Redação Varela Net
Senador Jaques Wagner

Senador Jaques Wagner |Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT) saiu em defesa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a repercussão de denúncias envolvendo fraudes no pagamento de aposentadorias pelo INSS. As críticas partiram de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas Wagner ressaltou que o esquema começou durante a gestão anterior.

"O que me parece estranho, que o pessoal tá falando de farra, quem é que botou um ponto final na farra? Foi o atual governo, quando mandou a CGU investigar, mandou a Polícia Federal investigar, tem gente presa, tem gente sendo investigada, tem gente demitida", afirmou o senador.

Segundo ele, as investigações que vêm sendo conduzidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) abrangem o período de 2019 a 2024, atingindo, portanto, também o governo anterior. Wagner frisou que as fraudes envolvem entidades que operavam em vários estados com nomes de abrangência nacional para facilitar o golpe.

"A AGU e a CGU estão vendo a forma de fazer a devolução, porque quem roubou não foi o governo. Quem roubou foram as associações, e eu vou repetir: não foi agora. E a investigação da CGU é de 2019 a 2024. Todas as entidades envolvidas se autobatizam de nacionais ou do Brasil, exatamente para poder roubar em qualquer estado. Então é óbvio que houve uma safadeza, um roubo aí, e que nós temos que esclarecer tudo", complementou.

Como parte das medidas adotadas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sob orientação do Ministério da Previdência, suspendeu os descontos de mensalidades associativas diretamente nos benefícios previdenciários. Além disso, será criado um canal específico para que os valores cobrados de forma indevida sejam devolvidos aos segurados.

Tags

Notícias Relacionadas