Janones tem mandato suspenso por 3 meses após insultos a Nikolas Ferreira na Câmara
Conselho de Ética aprovou punição por quebra de decoro; deputado promete recorrer à Justiça

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), a suspensão cautelar do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por um período de três meses. A decisão foi tomada por 15 votos a 3, após a análise de um processo por quebra de decoro parlamentar.
Inicialmente, o requerimento que tramitava na Casa sugeria afastamento por seis meses. No entanto, o relator da matéria, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), decidiu reduzir o tempo da sanção. Segundo ele, a conduta de Janones merecia punição, mas a suspensão por três meses era mais proporcional ao caso. A medida ainda pode ser revertida, caso o parlamentar recorra ao plenário da Câmara — o que deve ser decidido ainda hoje.
A sanção diz respeito a um episódio ocorrido no dia 9 de julho, quando Janones se envolveu em uma confusão durante sessão no plenário. Na ocasião, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) discursava sobre o aumento de tarifas de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o parecer, Janones teria interrompido o discurso e ofendido gravemente o colega, chamando-o de “cadelinha”, além de usar termos como “capachos” e “vira-latas” ao se referir a outros parlamentares.
O relator apontou ainda o uso de “linguagem ofensiva” e destacou que a situação provocou tumulto generalizado, com necessidade de intervenção da Polícia Legislativa.
Janones, que chegou atrasado à sessão desta terça, afirmou que vai recorrer à Justiça. Segundo ele, estava gravando um vídeo para suas redes sociais em protesto contra a taxação dos EUA e decidiu registrar o discurso de Nikolas para mostrar que havia, segundo suas palavras, “gente com coragem” de defender o presidente americano, Donald Trump.
Ainda de acordo com o deputado, a confusão teria começado após um erro técnico no vídeo: “houve um problema na gravação e, por isso, voltei à tribuna para refazer”, justificou.