Integrantes do MST ocupam fazendas na Chapada Diamantina
Ações de ocupação tiveram no último sábado (12), no município de Maracás
Foto: Divulgação / MST
Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam, desde o último sábado (12), duas fazendas na região da Chapada Diamantina, na Bahia.
A ação teve início com a ocupação da Fazenda Gentil, em Maracás. No dia seguinte (13), o grupo se apropriou da Fazenda Redenção, que pertence a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa). Os integrantes do MST afirmam que as terras são improdutivas. Em nota, o movimento diz ainda que os agricultores já iniciaram os trabalhos para produzir os alimentos e construir os barracos.
"As famílias são de trabalhadoras e trabalhadores que viviam nas periferias e estão passando dificuldades. Os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia", diz a nota do MST.
Já a Ferbasa negou ao portal G1 que as terras da fazenda sejam improdutivas. A empresa afirma que a terra ocupada é usada para pastagem e manejo bovino, "refletindo a atuação 'consciente' da empresa em prol do desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno das regiões onde mantém suas atividades".