Idosa golpista que ameaçou 'pegar o Xandão' é presa em operação da PF
Filmado durante invasões em Brasília, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, já foi condenada por tráfico de drogas
Foto:
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira (27), em Santa Catarina, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, uma idosa de 67 anos que aparece em um dos vídeos virais dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Na filmagem, de forma exaltada, ela disse naquela ocasião: "Dona Fátima, de Tubarão, Santa Catarina, de 67 anos, tá quebrando tudo!", ao que ela responde: "Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!".
Apesar de não constar nas listas de presos divulgadas pelo governo do Distrito Federal, Maria de Fátima tem antecedentes criminais: ela foi condenada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014.
A prisão dela ocorre na esteira da terceira fase da operação Lesa Pátria —relacionada aos envolvidos na depredação às sedes dos Três Poderes.
Operação é deflagrada em 5 estados e DF
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF.
Espírito Santo: 4 mandados de prisão, 8 de busca e apreensão
Minas Gerais: 2 mandados de prisão, 4 de busca e apreensão
Paraná: 1 mandado de prisão, 1 de busca e apreensão
Rio de Janeiro: 1 mandado de prisão, 9 de busca e apreensão
Santa Catarina: 1 mandado de prisão, 1 de busca e apreensão
No estado catarinense, investigadores prenderam a bolsonarista Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de acordo com o portal g1. Ela foi flagrada em vídeos depredando os prédios públicos e, antes, ela já havia sido condenada por tráfico de drogas com envolvimento de menor de idade em 2014.
Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados "constituem, em tese, os crimes de":
abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
associação criminosa;
incitação ao crime;
destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.