NotíciasPolíticaGoverno Trump retira sanções da Lei Magnitsky impostas a Alexandre de Moraes e esposa

Governo Trump retira sanções da Lei Magnitsky impostas a Alexandre de Moraes e esposa

Fim das sanções podem significar um avanço para uma possível parceria entre os dois países

| Autor: Redação - Varela Net
Governo Trump retira sanções da Lei Magnitsky impostas a Alexandre de Moraes e esposa

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF - / Reprodução Flickr White House

Na tarde desta sexta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, foram retirados da lista da Ofac (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA). Desde agosto, o casal tinha sanções impostas pela Lei Global Magnitsky, onde estavam proibidos de transitar, fazer negócios ou possuir propriedades nos Estados Unidos.

A implicação de Moraes na lista de sanções, que ocorreu no final de julho, veio após acusações de que ele estaria violando os direitos humanos no caso envolvendo Jair Messias Bolsonaro. Outro fator na análise até a imposição da lei foi a sua decisão de retirar do ar conteúdos de redes sociais baseados no país norte-americano.

Apesar de ter gerado uma enorme crise diplomática, a relação entre os dois países melhorou nas últimas semanas após conversas entre Lula e Donald Trump. A retirada das sanções para Moraes e esposa podem representar um momento de entrelaço de laços entre as nações.

Nos próximos meses, a tendência é que Brasil e Estados Unidos firmem uma espécie de "parceria comercial", o que significaria a suspensão das tarifas, o tarifaço, e novo acordo bilateral. Vale lembrar que as nações já estão em uma agenda conjunta para combater o crime organizado nas Américas.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas