Governo Lula cria novo orçamento secreto de R$ 3 bilhões na Saúde
Verba extra do Ministério da Saúde será direcionada a aliados no Congresso

Presidente Lula ao lado do Ministro da saúde Alexandre Padilha |Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo federal está articulando uma nova estratégia para proteger a origem política de repasses com R$ 3 milhões de recursos do Ministério da Saúde. E o Sistema Único de Saúde (SUS) servirá de base para o favorecimento político de aliados do governo petista.
Uma reportagem do UOL Notícias publicada nesta sexta-feira (16) revelou que a pasta comandada pelo ministro Alexandre Padilha está orientando parlamentares aliados a instruir prefeitos a pedir repasses pelo protocolo digital do Ministério da Saúde, sem identificar o nome do senador ou deputado responsável. A orientação por escrito que cria um “novo orçamento secreto” foi enviada aos congressistas da base do governo petista, na semana passada.
O modelo, que remete ao chamado “orçamento secreto” utilizado durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro, tem sido descrito nos bastidores como um “extra” para reforçar a base no Congresso.
De acordo com o UOL, o Ministério da Saúde enviou na semana passada um ofício orientando prefeitos a registrarem digitalmente seus pedidos de recursos, sem indicar formalmente o nome do deputado ou senador responsável.
Segundo a reportagem do UOL Notícias, além do aval de Alcolumbre, a nova forma de orçamento secreto teve o consentimento do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reunião na residência oficial do presidente do Senado, ocorrida em março.