NotíciasPolíticaFALA POVO: Você se sente seguro em se manifestar politicamente?

FALA POVO: Você se sente seguro em se manifestar politicamente?

A reportagem do Varela Net foi às ruas perguntar o que os baianos acham sobre se expor eleitoralmente no atual cenário de polarização. Confira os relatos

| Autor: João Grassi*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

O segundo turno das eleições no Brasil será decidido neste domingo (30). Uma ferrenha disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resultou em um cenário de forte polarização política no Brasil. 

A reportagem do Varela Net foi às ruas para questionar a população sobre as diversas formas de manifestações político-partidárias. Afinal, as pessoas se sentem seguras em expor símbolos, cores, siglas ou até mesmo seus candidatos preferidos? 

"Não [me sinto] muito seguro, mas sempre gostei de me manifestar. Tenho sim [medo de me posicionar] em algumas situações. Hoje em dia não dá mais para se manifestar como a gente fazia antigamente. Hoje em dia temos que ter algumas precauções. Já vi casos de virar briga. Discussão política hoje é problemática", disse o vendedor ambulante Melquiades Santos, 52 anos, morador de Nova Brasília.

O comerciante Charles de Oliveira, de 62 anos, também admitiu não se sentir à vontade para se manifestar de forma muito exposta. Morador de Brotas, ele diz ver atos de extremismo, independentemente do lado político: "Tem muita gente violenta, tanto de um lado como do outro. Já presenciei pessoas tentando agredir outras pessoas", contou.

O advogado Rafael Barbosa, de 32 anos, disse que não sente medo de se posicionar. Ele, no entanto, não faz campanha para nenhum dos dois presidenciáveis. Segundo ele, quem milita por quem quer que seja o candidato pode ter graves problemas.

"Não [tenho medo]. Mas, do jeito que as coisas estão hoje em dia, eu acho que é meio complicado se manifestar politicamente devido às ofensas e agressões. Às vezes, as pessoas querem se manifestar, mas ficam quietas. Eu não tenho problema nenhum, porém já presenciei amigos e conhecidos tendo brigas em redes sociais", disse Rafael.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% de intenção de votos, ante 44% de Bolsonaro.

No primeiro turno da disputa pelo Planalto, o petista teve 48,4%, contra 43,2% do candidato do PL.

Sob supervisão do editor Alexandre Santos*

Tags

Notícias Relacionadas