NotíciasPolíticaEx-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes morre aos 83 anos

Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes morre aos 83 anos

O político é recordista de mandatos legislativos na história da cidade

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Prefeitura Itabuna

Morreu na tarde deste domingo (24) o ex-prefeito de Itabuna, cidade que fica no sul da Bahia, Fernando Gomes, de 83 anos. Ele faleceu em Salvador, segundo informações de um dos filhos do político.

Fernando Gomes estava internado no Hospital Aliança, desde o dia 14 de julho, depois de ter uma crise hepática causada por medicamentos utilizados para amenizar dores na lombar.

De acordo com familiares, o ex-prefeito passou por uma desintoxicação. Neste domingo, os parentes de Fernando informaram, em nota, que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria. No entanto, por volta das 16h, ele foi a óbito.

O político deixa mulher e seis filhos. Ainda não foram confirmadas informações sobre o velório.

Histórico

Fernando Gomes nasceu em Itabuna, no ano de 1939. Ele fez um curso técnico de contabilidade na sua cidade natal e depois passou a operar em atividades agropecuárias. Foi um dos fundadores do MDB, partido de oposição a Ditadura militar brasileira, no município situado no sul do estado.

Ele começou a carreira política em 1973, aos 34 anos, quando foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Administração, cargo que ocupou até meados de 1976, quando decidiu candidatar-se à prefeitura de Itabuna.

Fernando é recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna, com cinco mandatos no total. A primeira iniciada em 1978 e a última, em 2017. Em 2020, ele não concorreu à reeleição, pois teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

O político ficou conhecido no Brasil após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio "morra quem morrer". Ainda no mesmo período, o ex-gestor afirmou que não houve "descaso" com vítimas da Covid-19 depois de dar a declaração polêmica.

Tags

Notícias Relacionadas