Everaldo Anunciação, vice-presidente do PT, morre aos 65 anos
Petista lutava contra um câncer e faleceu no Hospital Santa Izabel, onde estava internado

Everaldo Anunciação, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) |Foto: Reprodução/Redes sociais
Everaldo Anunciação, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu nesta quarta-feira (20) no Hospital Santa Izabel, em Salvador, vítima de um câncer. Ele foi eleito ao cargo de vice-presidente do PT nacional em março de 2025 após uma longa carreira política no partido.
Everaldo nasceu em Ilhéus e começou como vereador em Itabuna, também no sul da Bahia, em 1997. O político chegou a ocupar secretarias municipais da cidade entre 1993-1996 e 2001-2004.
Ele também foi servidor do Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), tornando-se diretor-geral adjunto em 1998. Além disso, ele chegou a ser presidente do Diretório do PT de Ilhéus e presidente regional sul da Bahia da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Neste ano, no dia 20 de março, Everaldo Anunciação foi eleito vice-presidente do PT na vaga do senador Humberto Costa, que assumiu a presidência do partido, interinamente, diante do afastamento da deputada federal Gleisi Hoffmann, que assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Homenagens
Nas redes sociais, diversos políticos filiados ao PT compartilharam mensagens de luto pelo falecimento de Everaldo. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, escreveu que o partido "perde um de seus maiores quadros, militante incansável que dedicou a vida a organizar nossa base, defender a democracia e lutar pelos direitos do povo".
Geraldo Júnior, vice-governador do estado, também deixou sua mensagem para Everaldo:
Tive a honra de caminhar ao lado de Vevéu nas eleições, compartilhando sonhos, lutas e esperanças. Hoje, sua partida deixa uma lacuna imensa não apenas na militância política, mas em todos aqueles que acreditam na política como instrumento de transformação social.
Além deles, o senador Jaques Wagner destacou a luta política de Everaldo em vida. "Everaldo será sempre lembrado por todos nós como uma voz forte na defesa da classe trabalhadora e por sua enorme contribuição nas lutas do PT na Bahia e no Brasil. Meus sentimentos e meu abraço solidário à família, aos amigos e a toda a militância do PT que teve a oportunidade de caminhar ao lado deste grande companheiro", lamentou ele.