"Espero que os envolvidos paguem", diz Rui Costa sobre compra dos respiradores
Governador esteve nesta terça-feira (3) em Santa Maria da Vitória, na Rádio Cultura Oeste
Foto: Camila Souza / GOV BA
O governador Rui Costa (PT) voltou a cobrar a punição dos envolvidos na compra malsucedida dos respiradores com a Hempcare, durante os primeiros meses da pandemia da Covid-19. Durante entrevista à Rádio Cultura Oeste, em Santa Maria da Vitória, nesta terça-feira (3), Rui explicou o processo de compra.
O gestor justificou que a pressa de conseguir os aparelhos, utilizados para o tratamento de pacientes, fez com que diversos países pelo mundo passassem por situações parecidas. Rui atribuiu à compra em massa dos respiradores por empresas 'atravessadoras' como um fator que colaborou para tais problemas.
"No mundo inteiro tivemos durante a pandemia [...] aquele momento, que foi de sofrimento, há mais de 100 anos que o mundo não sofre uma pandemia dessa magnitude, o mundo entrou em pânico. E quando começou a ser tratada, precisavámos de equipamentos, e era poucos os fabricantes desses equipamentos. Os especuladores que queriam ganhar dinheiro, foram nas fábricas e compraram estoques. Tem um fabricante alemão, ele vendeu a produção do ano inteiro. Ou seja, quando os países, hospitais e municípios foram procurar para comprar, não existia mais nas fábricas", começou Rui, que ainda cobrou que os envolvidos devolvam o valor pago pelo Consórcio Nordeste.
"Infelizmente, junto com esses atravessadores, apareceram outros de má fé para lesar e roubar o dinheiro público em várias partes do mundo, e no Brasil também aconteceu. Nós tivemos duas compras que deram errado: uma foi nos Estados Unidos, e correu a ação, e desse processo a Bahia já recebeu o dinheiro. E a outra ação foi no Brasil. Assim que eles não entregaram o equipamento, mandamos prender, eles estavam presos. No quinto dia, para surpresa de todos e para minha indignação até hoje, houve a soltura dos que estavam presos, que estavam compromentidos a entregar o dinheiro e o MP-BA mandou soltar todo mundo. Um absurdo, um escândalo. As pessoas estavam presas e o MP-BA mandou soltar. Toda hora uma coisa midiática, uma ação que não responde. O Brasil, há alguns anos, o sitema judicial, mebros passaram a se envolver com a política partidária, e a ONU acabou de comprovar isso, quando julgou o caso do Lula e disse "a justiça foi parcial". Então, infelizmente há uma contaminação por perseguição política Só posso atribuir a isso. Quando todo mundo tava preso, eles mandam soltar. quem abriu fui eu, se dependesse de mim, tava todo mundo preso até hoje. Eu tô aguardando que a justiça faça o julgamento e chegue a todos os envolvidos ,e que eles paguem o dinheiro ao povo baiano", completou o governador baiano.