Enviado do governo Trump desembarca no Brasil para tratar de possíveis sanções a Moraes
Visita liderada por representante dos EUA foca em medidas contra o ministro do STF e autoridades próximas

Alexandre de Moraes e Donald Trump |Foto: BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL / REUTERS/Marco Bello
O responsável pelas sanções internacionais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Gamble, desembarcará no Brasil na próxima segunda-feira (5) com o objetivo de tratar de possíveis penalidades direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo aliados do ex-presidente Donald Trump, Moraes tem sido acusado de promover censura ao ordenar a suspensão de perfis em redes sociais e de adotar medidas vistas como perseguição contra figuras do espectro conservador. Até o momento, não há conversas sobre sanções ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com informações publicadas pelo portal Metrópoles, autoridades norte-americanas estariam avaliando a possibilidade de estender as sanções a outros nomes ligados a Moraes, como juízes auxiliares e até o procurador-geral da República, Paulo Gonet. A pauta da visita também deve incluir temas relacionados à segurança pública.
Ainda segundo o portal, a vinda de representantes do governo Trump ao Brasil foi viabilizada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se afastou temporariamente de seu mandato na Câmara para atuar diretamente nos Estados Unidos. Já em Brasília, está previsto que Gamble se encontre com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também deve conduzi-lo a uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro.