Eleições 2022: PT, PC do B e PV oficializam federação partidária
Bloco formado pelas siglas deve entrar com pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (18). Nome da federação é Brasil da Esperança
Foto: Divulgação / PCdoB
PT, PC do B e PV oficializam, nesta segunda-feira (18), a federação partidária, modelo aprovado recentemente, no Tribunal Superior Eleitoral. O bloco terá o nome de Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil).
As três direções aprovaram os termos no último domingo (17), segundo o deputado federal José Guimarães (PT-CE), vice-presidente da sigla. Logo de início, a Fe Brasil será presidida pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, tendo Luciana Santos, presidente do PCdoB, como 1ª vice-presidente, e José Luís Penna, presidente do PT, como 2º vice-presidente. O mandato tem duração de um ano, com previsão de rodízio no principal posto, mas com possibilidade de recondução.
A Executiva Nacional da Fe Brasil terá 18 membros, sendo os três dirigentes e os 15 demais postos sendo preenchidos de acordo com os votos na eleição para a Câmara dos Deputados. A Assembleia Geral da federação ainda terá 60 participantes, com nove vagas distribuídas por partido (três para cada), e 51 por proporção de votos das eleições de 2018. Cada legenda terá 30% das mulheres para a Assembleia e 20% para nomes que preencham critérios étnico-raciais.