Diplomata mineira é a primeira mulher a chefiar a Embaixada do Brasil nos EUA
Senado aprovou a indicação de sete diplomatas para ocuparem cargos no exterior; Maria Luiza Ribeiro Viotti estava entre os indicados
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A diplomata, professora e economista mineira Maria Luiza Ribeiro Viotti, de 69 anos, se tornou a primeira mulher a chefiar a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, localizada em Washington. Nesta quarta-feira (17), o Senado Federal aprovou a indicação de sete diplomatas para ocuparem cargos no exterior. O nome dela estava entre os indicados.
A votação para aprovar Maria Luiza no cargo foi submetida ao plenário nesta quarta. Durante a sessão, ela recebeu 44 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
A diplomata tem experiência no ramo. Ela já foi conselheira na embaixada do Brasil na Bolívia, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (ONU) de 2007 a 2013 e embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 a 2016. Também já atuou como Presidente do Conselho das Nações Unidas.
No cargo de liderança, Maria Luiza tem experiência como chefe do gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres ao longo de todo seu primeiro mandato (2017 a 2021).
Além disso, a nova chefe é formada em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado em Brasília e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).