Dilma Rousseff toma posse como presidente do novo banco do Brics
Cerimônia em Xangai, na China, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse nesta quinta-feira (13) como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o chamado banco dos Brics. A sede da instituição fica em Xangai, na China, e a cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em viagem oficial ao país asiático.
A posse de Dilma estava prevista para o fim de março, mas foi adiada após o presidente Lula apresentar um quadro de pneumonia.
O mandato da ex-presidente como presidente do banco vai até julho de 2025. Ela foi indicada ao cargo pelo governo Lula. Mesmo sem a posse, Dilma já vinha despachando na sede do banco.
Em seu discurso de posse, Dilma Rousseff destacou o viés social do banco e assumiu o compromisso do NDB com a proteção ambiental, infraestrutura social e digital.
“Assumir à presidência do NDB é uma oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas também para os países emergentes e os países em desenvolvimento”, disse. “Estou confiante de que juntos podemos realizar nossa visão de desenvolvimento. Queremos que a prosperidade seja comum a todos os países”, acrescentou Dilma.