Deputado petista diz que MST foi barrado em evento com Lula na Bahia
Líder do Movimento sem Terra, Valmir Assunção, atribuiu veto a Rui Costa e pediu respeito em rede social
Foto: Reprodução/Instagram/Rui Costa
O deputado federal e um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Valmir Assunção (PT-BA), acusa o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, de ter impedido a participação do movimento na primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) com o presidente Lula, realizada nesta quinta-feira (11), na capital baiana.
"URGENTE: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vetou a participação do MST na atividade de lançamento do PPA Participativo Nacional, que ocorre hoje em Salvador. Por conta disso, o deputado Valmir Assunção não participará do evento. O MST tem história de luta e merece respeito", diz uma publicação na conta de Assunção no Twitter.
O Varelanet procurou a assessoria a Casa Civil e aguarda um posicionamento. Tão logo haja resposta, o texto será atualizado.
Apoiador do governo do PT na Bahia, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol-BA), por sua vez, chamou de autoritarismo isolar o MST. A declaração foi feita em seu Twitter em resposta à publicação de Valmir Assunção.
Em resposta, a Casa Civil negou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tenha vetado a participação do MST no evento.
Mas para o deputado federal, que é do mesmo partido do ministro Rui Costa, o comportamento do ex-governador baiano não seria novidade para o MST. "Isso não é novo para nós. Ele foi governador da Bahia por oito anos e nos últimos seis não recebeu, em momento algum, os movimentos sociais", disse o petista ao site.