Deputado italiano que entregou Zambelli para a polícia, pode ser homenageado no Congresso
Deputada Sâmia Bomfim elogiou Bonelli por sua atuação

Deputado italiano Angelo Bonelli / Deputada Federal Carla Zambelli |Foto: Reprodução / Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou, na última quarta-feira (30), um pedido para ceder o título de cidadão honorário do Brasil ao deputado italiano Angelo Bonelli. A Câmara dos Deputados vai analisar a solicitação.
Angelo Bonelli ganhou notoriedade nos últimos dias após informar à polícia de seus país onde estava a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que acabou sendo presa na última terça-feira (29).
Na justificativa Sâmia Bomfim diz que Bonelli fez diversas críticas à presença de Zambelli na Itália, país em que a bolsonarista possui nacionalidade e ficou foragida. No mês de junho, o deputado apresentou uma solicitação para assegurar a cooperação com o Brasil para garantir o cumprimento da lei que regula o tratado de extradição entre os países.
“Pela atuação firme e incansável contra a tentativa de fuga de Zambelli no território italiano, o deputado Angelo Bonelli desempenhou papel fundamental na colaboração entre as instituições italianas e brasileiras, contribuindo para que uma das principais articuladoras da tentativa de subversão da ordem democrática no Brasil pudesse ser finalmente responsabilizada por seus atos”, defendeu a parlamentar.
O caso envolvendo Zambelli não foi o primeiro que Angelo Bonelli ganhou notoriedade no Brasil. Em 2023, ele foi contra a tentativa de Jair Bolsonaro de obter cidadania italiana. Na época, Bonelli discursou no parlamento da Itália pedindo para que o governo do seu país não concedesse cidadania ao ex-presidente brasileiro.