Deputada federal Amália Barros falece aos 39 anos
Parlamentar do PL lutou contra toxoplasmose, inspirando legislação e fundando instituto de apoio a pessoas com visão monocular.
Foto: Reprodução/Instagram
No domingo (12), a comunidade política lamentou a perda da deputada federal Amália Barros (PL), aos 39 anos, vítima de complicações decorrentes de um nódulo no pâncreas. A notícia foi confirmada pela equipe da parlamentar em suas redes sociais. Desde o dia 1º de maio, Amália estava hospitalizada devido à condição de saúde.
Eleita em 2022 como representante de Mato Grosso, Amália era uma figura ativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e da educação. Sua trajetória foi marcada pela superação de desafios pessoais, como a perda da visão do olho esquerdo aos 20 anos, devido a uma toxoplasmose. Esse episódio não a impediu de seguir adiante: em 2021, lançou o livro "Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas", compartilhando sua jornada de superação.
Além de sua atuação política, Amália deixou um legado significativo fora do Congresso. Inspirou a Lei 14.126/2021, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial, e fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, promovendo campanhas de conscientização e assistência a indivíduos monoculares. Sua partida deixa um vazio não apenas na política, mas também na luta por inclusão e igualdade de oportunidades.