Deputada dá entrada em PL para proibir pistolas d'água usadas pelas Muquiranas
Olívia Santana (PCdoB) anunciou proposta nesta sexta-feira (24) por meio de suas redes sociais

Foto: Reprodução/Instagram
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) anunciou nesta sexta-feira (24) que apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei para proibir o uso de pistolas de jato d'água durante o Carnaval de Salvador. O item é um dos acessórios utilizados por integrantes do bloco 'As Muquiranas', que tem sido alvo de críticas após episódios de assédio e importunações relatados por mulheres durante a folia deste ano.
"Dei entrada num PL que proíbe o uso de pistolas de jato d'água no carnaval e outras festas populares. Chega de machismo recreativo, como ocorre no bloco As Muquiranas. Molhar o cabelo, a roupa pra transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante", escreveu Olívia em suas redes sociais.
Diante da repercussão dos casos, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu à Polícia Civil uma investigação contra um grupo de homens do bloco que foi filmado encurralando e agredindo uma foliã no circuito Osmar (Campo Grande), na terça-feira (21).
Em nota, a direção de ‘As Muquiranas' disse ser contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio e afirma que lamenta qualquer atitude que evidencie tais práticas.
A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, por sua vez, avalia a possibilidade de enquadrar o bloco por meio de um (TAC) Termo de Ajuste de Conduta, além da realização de uma audiência pública para ampliar a discussão sobre o tema.
Leia também
"Foi assustador": empresário denuncia invasão de Muquiranas a bar LGBT