Datafolha: 79% confiam e 20% não confiam na urnas eletrônicas
Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisas do Grupo Folha, e divulgado neste sábado (30), escutou 2.556 brasileiros a respeito do assunto

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O jornal “Folha de S.Paulo” divulgou a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, a respeito da confiança dos brasileiros nas urnas eletrônicas, neste sábado (30).
Segundo a coleta realizada, com os dados disponibilizados por mais de 2.556 pessoas, ouvidas em 183 cidades no Brasil, 47% dos entrevistados afirmam que confiam muito nas urnas, enquanto 32% afirmam que confiam um pouco - o que configura, em somatório, 79% do número total de pessoas que participaram da pesquisa.
Já 20% dos entrevistados declaram que não possuem confiança nas urnas eletrônicas, e 1% não soube opinar sobre o tópico.
A transparência do atual sistema eleitoral brasileiro vem sendo questionada constantemente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou a falar de maneira explícita que “não confia nas urnas”.
Além disso, o Chefe do executivo chegou a convocar uma reunião com diversos embaixadores, no dia 18 de julho deste ano, para realizar um discurso onde afirmava que não acreditava que a contagem de votos era digna de crédito, porque é realizada por uma empresa terceirizada, e não pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o que é inverídico.
Leia mais sobre: "Eu não confio na urna eletrônica", diz Bolsonaro durante entrevista / Em reunião com embaixadores, Bolsonaro volta a atacar sistema eleitoral