CPI do Sistema Prisional baiano é destaque em audiência na ALBA-BA
Também foi destacado a necessidade em ser discutido o tema na Bahia, ao ponderar o "hiperencarceramento" de toda população negra e jovem
Foto: Divulgação
Foi realizado nesta quarta-feira (15), pela Comissão dos Direitos Humanos juntamente com a Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a audiência pública com coletivos ligados com as políticas de enfrentamento do encaceramento dos jovens negros e periféricos do estado.
A principal pauta, foi a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), relacionado ao sistema prisional da Bahia, e responsável pela iniciativa foi o deputado Hilton Coelho (Psol), que planeja fazer o pedido formal sobre a instauração da CPI.
O deputado também destacou a necessidade em ser discutido o tema na Bahia, ao ponderar o "hiperencarceramento" de toda população negra e jovem. “É preciso dar visibilidade a este estarrecedor cenário de encarceramento em massa da juventude negra e à seletividade penal, práticas que estruturam a política criminal em nosso estado e no Brasil”, declarou o deputado Hilton.
Segundo Hilton, os jovens negros das periferias já aprendem a ter medo da polícia desde pequenos, por saberem que poder ser 'alvos fáceis, de abordagens injustificadas e prisões ilegais. Como exemplo para esse tipo de situação voltada para o lado racial, o deputado usou a abordagem de Genivaldo Santos, morto asfixiado pela Polícia Rodoviária, em Sergipe.