Congresso pode votar fim da escala 6x1 ainda neste semestre, diz ministro
Mudança na lei trabalhista deve ser uma das apostas da campanha de reeleição de Lula

Foto: Reprodução
O ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, contou que ele e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, debateram com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), sobre o fim da atual jornada de trabalho.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Guilherme Boulos projetou que o Congresso Nacional deve votar o fim da escala 6x1 ainda neste semestre.
“Está avançando muito bem os diálogos com setores do Congresso. Eu estive com o presidente Hugo Motta, na semana passada, junto com o ministro Marinho, fizemos uma conversa com ele tanto sobre o fim do 6x1. (…) Há um avanço na discussão para que a gente vote, ainda nesse semestre, pelo fim da escala 6x1 e consiga dar essa resposta para os trabalhadores”, disse.
Boulos ainda criticou quem é contra a redução da jornada de trabalho. “É muita gente que fica defendendo escala 6x1 para os outros, mas está lá no jantar com caviar e champanhe. Muita gente que fica falando que tem que trabalhar, mas nunca trabalhou na vida, que é herdeiro”, afirmou.
Uma das linhas de defesa da proposta será que a mudança não poderá ocasionar a redução salarial dos trabalhadores. Ademais disso, o governo quer garantir ao menos dois dias de descanso por semana e uma escala semanal de, no máximo, 40 horas.
A redução na jornada é uma bandeira defendida pelo governo Lula (PT) em 2026 e deve ser um tema explorado na campanha de reeleição do atual presidente.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


