CNN: vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto estudou alternativas de golpe
Informação foi trazida pelo jornalista Caio Junqueira, na quarta-feira (18)
Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil
Vice na chapa derrotada encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto (PL) estudou alternativas para reverter o resultado da eleição presidencial, que sacramentou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi passada pelo jornalista Caio Junqueira, do canal CNN.
Segundo Caio, Braga Netto fez reuniões em Brasília para tratar o assunto. Uma das propostas estudadas foi uma intervenção militar baseada no Artigo. 142 da Constituição Federal, que fala que “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”, mas não prevê nenhuma permissão para o ato. O candidato a vice derrotado acreditava que isso daria o poder de papel moderador às Forças Armadas.
Outra possibilidade pensada foi a adoção de um estado de defesa no país. O jornalista ressalta que é desconhecida a posição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas articulações golpistas lideradas por Braga Netto. Nas urnas, a chapa perdeu para Lula no segundo turno com 49,10% dos votos.