Ciro Gomes deve assinar filiação ao PSDB nesta quarta-feira (22) em Fortaleza
Um dia após deixar o PDT, ex-ministro confirma novo partido e pode disputar as eleições de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes já tem um novo destino político. Um dia após anunciar sua saída do PDT, o cearense confirmou a filiação ao PSDB. A informação foi divulgada pelo presidente estadual da sigla, Ozires Pontes, que também revelou a intenção de Ciro em disputar as eleições de 2026.
Segundo Ozires, a assinatura da filiação deve ocorrer “em poucos dias”, com expectativa para a próxima quarta-feira (22), durante uma cerimônia em Fortaleza. “O Ceará quer o Ciro de novo”, declarou o dirigente tucano ao comentar a movimentação política.
Ciro, agora “tucano”, governou o Ceará entre 1991 e 1994. Com uma linha política mais voltada ao centro, o PSDB se coloca hoje como oposição ao atual governador, Elmano de Freitas (PT) — de quem Ciro é um dos principais críticos. O ex-ministro também mantém forte oposição ao presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Desde 2015, Ciro estava filiado ao PDT, partido pelo qual concorreu três vezes à Presidência, sendo derrotado ainda no primeiro turno. Ele oficializou sua desfiliação na última sexta-feira (17), por meio de uma carta enviada à direção nacional da legenda, na qual criticou a aproximação do partido com o PT.