NotíciasPolíticaCâmara aprova intervenção federal na segurança do DF; Senado votará texto

Câmara aprova intervenção federal na segurança do DF; Senado votará texto

Medida foi assinada no domingo (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após manifestantes golpistas tomarem as sedes dos Três Poderes da República

| Autor: Redação e Agência Câmara

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (9) a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como resposta aos atos de vandalismo praticsdos no domingo (8), em Brasília.

A votação foi simbólica, e agora o texto segue para ser apreciado no Senado Federal nesta terça-feira (10).

Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.

O parlamentar airmou que as forças de segurança pública do Distrito Federal se mostraram incapazes de impedir, de coibir e de reprimir os ataques conduzidos por pessoas com intenção de depor o governo democraticamente eleito. “Com efeito, o governo do Distrito Federal e sua Secretaria de Segurança Pública foram, para dizer o mínimo, inábeis, negligentes e omissos ao cuidar de um tema tão sensível, porquanto se tratava de tragédia anunciada”, disse.

Tags

Notícias Relacionadas