NotíciasPolíticaBruno Reis repudia deputados baianos brancos que se autodeclaram negros

Bruno Reis repudia deputados baianos brancos que se autodeclaram negros

O levantamento foi feito pelo jornal Folha e conta com três parlamentares baianos

| Autor: Redação

Foto: Domingos Junior/Varela Net

O prefeito Bruno Reais fez um comentário na manhã desta terça-feira (21), sobre o caso de um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo no qual deputados brancos baianos estão registrados como negros na Câmara dos Deputados. 

Com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na eleição de 2018, 124 deputados negros foram eleitos foram eleitos, classificação no qual inclui pretos e pardos. 

Dentre esses 124, a Folha procurou os 38 deputados que se autodeclararam negros, como pretos ou pardos, e foi relatado que eles teriam dificuldades em passar por uma banca de heteroidentificação, a qual avalia se uma pessoa pode se inscrever como cotista num vestibular.

Sobre o caso, o prefeito declarou: "Uma tentativa de burlar a legislação eleitoral. Eles sabem que hoje há uma cota de recursos para negros e pardos e quem usa esse subterfúgio está tentando ter um benefício ao qual não tem direito", disparou Bruno Reis.

A lista consta com três parlamentares baianos: Jorge Solla (PT), que afirmou ser branco e que ocorreu um equívoco em seu cadastro eleitoral; Nelson Pelegrino (PT), eleito em 2018, mas licenciado para assumir o cargo no governo estadual, no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) respondeu como se autodeclara; e Sérgio Brito (PSD), que não respondeu como se autodeclara.

A causa para esse fator acontecer, se dá pela forma de identificação racial, que ocorre por autodeclaração, abrindo espaços para fraudes.

Tags

Notícias Relacionadas