'Baba' com cabeça de Bolsonaro? Réplica do presidente é chutada em SP; assista
O coletivo Indecline utilizou, mais uma vez, uma réplica da cabeça de presidente Bolsonaro em evento de protesto contra o governo
Foto: Jason Goodrich/Indecline
A réplica da cabeça do presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser utilizada em um evento de protesto contra o governo, neste domingo. No ato, a reprodução foi utilizada pelo coletivo Indecline como bola em um jogo de futebol no Minhocão, o Elevado Presidente João Goulart, em São Paulo, de forma similar à encenação de vídeo produzida pelo mesmo grupo, em setembro de 2020.
Veja:
Assim como na vez anterior, a ação faz parte da ação "Freedom Kick", ou chute da liberdade, do grupo de arte de rua. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, que acompanhou o evento, a réplica foi chutada e rasgada. Bolsonaro foi chamado de verme e cachorros defecaram sobre o artefato. Em 2020, um inquérito foi aberto pelo Ministério Público Federal para investigar se os responsáveis pela primeira performance teriam abusado da liberdade de expressão, mas acabou sendo arquivado.
Nomes de outros líderes considerados populistas, como o russo Vladimir Putin e o americano Donald Trump, por exemplo, também já tiveram réplicas de suas cabeças chutadas. As cabeças são obras do artista plástico espanhol Eugenio Merino.