Arthur Lira adia PL do aborto para 2º semestre
Arthur "cancela" regime de urgência
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Nesta terça-feira (18), o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que Projeto de Lei (PL) do Aborto so será discutido no segundo semestre, após recesso dos parlamentares.
Segundo ele, será instaurada uma Comissão Representativa para debater a PL, antes que seja de fato colocada para votação.
"O colégio de líderes decidiu debater esse tema de maneira ampla no segundo semestre, com a formação de uma Comissão Representativa. Nós só iremos tratar disso após o recesso e vamos discutir com todos os segmentos envolvidos, sem pressa" disse Arthur, na coletiva.
Além disso, ele deixou claro que qualquer detalhe relacionado ao projeto de lei que tratara o aborto após a 22ª semana ao crime de homicidio simples sera discutido também após recesso.
Apesar de ter sido aprovado regime de urgência na semana passada, Lira afirmou que queria promover um amplo debate sobre o projeto: "Desde o primeiro momento que este assunto veio à pauta, a posição do colégio de líderes sempre foi de nunca votar um assunto dessa importância sem antes haver um amplo debate. [Quero] reafirmar a importância do amplo debate para exaurir todas as discussões e se chegar a um termo que crie para todos segurança jurídica, moral e científica."