NotíciasPolíticaAlba realiza ato pela inclusão e deputado Rosemberg destaca união entre poderes e homenagem a Alexandre de Moraes

Alba realiza ato pela inclusão e deputado Rosemberg destaca união entre poderes e homenagem a Alexandre de Moraes

Evento celebrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e debateu parcerias institucionais

| Autor: Redação Varela Net
Alba realiza ato pela inclusão e deputado Rosemberg destaca união entre poderes e homenagem a Alexandre de Moraes

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sediou, na manhã desta quinta-feira (28), um ato público em defesa da inclusão, do respeito e da escuta ativa das pessoas com deficiência. A atividade integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com foco no fortalecimento da participação desse público na sociedade.

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou do evento e ressaltou a importância da articulação entre Executivo, Legislativo e Judiciário para ampliar as políticas de inclusão em parceria com a sociedade civil.

"Fazer esse evento aqui na Assembleia Legislativa tem também o olhar da responsabilidade do Poder Público. Aqui estavam representações do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e de diversos homens e mulheres que, de forma voluntária, constroem essa instituição [APAE] aqui na Bahia desde 1968", destacou.

Reunião entre Jerônimo e Bruno Reis

Rosemberg também comentou o encontro entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ocorrido na última quarta-feira (27). Para ele, a reunião foi uma demonstração de maturidade política e abre caminho para a execução de grandes obras na capital e no estado.

"Eu vejo [o encontro] com maturidade. Acho que Salvador não pode ficar distante de uma política de Estado. E o encontro do prefeito com o governador é algo fundamental para que a gente possa construir políticas de desenvolvimento da Bahia e Salvador é preponderante", afirmou o parlamentar.

Ele citou projetos como o VLT, a Ponte Salvador-Itaparica e a nova rodoviária da capital como exemplos que dependem dessa cooperação. "No momento da disputa eleitoral, cada um vai escolher o seu lado. Mas agora é o momento de olhar para Salvador, tanto o prefeito quanto o governador, que sempre quis que esse encontro acontecesse", completou.

Homenagem a Moraes

Nas últimas semanas, a Alba tem realizado homenagens a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de Flávio Dino e antes de Gilmar Mendes, será a vez de Alexandre de Moraes.

A proposta partiu de Rosemberg Pinto e já foi aprovada em 2022. Segundo o deputado, o reconhecimento está relacionado ao papel do ministro na defesa das instituições democráticas.

"[A homenagem a] Alexandre de Moraes já foi aprovada na Casa em 2022. Eu só estou esperando o momento para entregá-lo. Não por conta da pessoa, mas por conta do papel dele como defensor das instituições. Naquele momento, nós estávamos vivendo uma dificuldade muito grande das instituições e ele foi, na minha opinião, uma pessoa responsável pelo repensar das instituições e a defesa das instituições democráticas. E isso, na minha opinião, merece uma homenagem", declarou.

Tags

Notícias Relacionadas