Quatro suspeitos de envolvimento nas mortes de PMs são mortos no interior da BA
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a arma tirada do soldado França foi recuperada e outras três apreendidas durante as ações
Foto: Divulgação/SSP-BA
Quatro suspeitos de participação nas mortes de dois policiais militares, em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, morreram neste domingo (3). Além disso, a Polícia Civil prendeu um quinto homem. Todos foram apontados como responsáveis pelos homicídios do soldado Elias França, lotado na 30ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Santa Maria da Vitória), e do cabo João Paulo Fernandes Batista, das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) informou que o primeiro suspeito foi localizado logo após a morte do soldado Elias. O soldado, que não estava a serviço, foi morto em um banheiro de um evento. Já João Paulo foi executado durante as buscas pelos suspeitos de participarem da morte do colega. Segundo o comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Damasceno, os agentes apreenderam um revólver, munições de calibre 32, um quilo de cocaína, maconha, dois celulares, R$ 519, cinco euros, balanças e roupas camufladas com o primeiro suspeito.
Na tarde do domingo, equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da delegacia de Santa Maria da Vitória prenderam outra pessoa envolvida no crime. O homem, que teria fugido em uma moto com o autor dos disparos, confessou a participação no crime e deu detalhes sobre o paradeiro do responsável por assassinar o soldado.
Ainda de acordo com a SSP-BA, o autor dos disparos estava no distrito de Cuscuzeiro, que fica na zona rural de Santa Maria da Vitória. Ele e outro comparsa foram feridos durante confronto com a polícia. Os dois chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. No tiroteio, o PM João Paulo Fernandes Batista foi baleado e morreu.
A polícia localizou o último suspeito por volta das 21h, no bairro Nova Esperança. Em novo confronto, o suspeito foi baleado e não resistiu depois de ser socorrido. Com ele, um revólver calibre 32, 18 gramas de maconha, 43 de cocaína, 92 de crack e uma balança foram apreendidos.
Segundo a SSP-BA, a arma tirada do soldado França foi recuperada e outras três apreendidas durante as ações.